Notícias

Pedro Taques recebe estudo e propostas para o setor da saúde

12/05/2014 às 18:37

Pedro Taques recebe estudo e propostas para o setor da saúde

O senador Pedro Taques (PDT) recebeu nesta segunda-feira (12.05) um conjunto de propostas para o sistema de saúde no Brasil elaborado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). O “Livro branco Saúde 2015” reúne propostas sustentáveis para o setor e foi entregue ao senador pelo conselheiro da Anahp e presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Gato Grosso (Sindessmat), José Ricardo de Mello.

O livro é resultado de estudos sobre os sistemas de saúde em todo o mundo, análises do atual modelo brasileiro, além de reuniões e grupos focais com mais de 50 líderes empresariais, especialistas, usuários e gestores do setor. A ideia central é tornar os sistemas público e privado equivalentes, de forma que seus usuários tenham os mesmos direitos.

Para o senador Pedro Taques, o tema saúde deve estar no centro do debate dos fóruns políticos, já que é um dos setores básicos mais deficientes do Brasil e, em especial, em Mato Grosso. “O acesso à saúde é um direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição, no entanto, isto não é respeitado”, disse o senador.

Ele lembra que, em Mato Grosso, a administração dos hospitais do governo do estado foi terceirizada, sendo entregue à Organizações Sociais. “Este sistema de OSS estava fadado a não dar certo. Agora, quase três anos depois da implantação, o governo está reconhecendo isso rescindindo os contratos”.

A Associação Nacional de Hospitais Privados está apresentando a obra às autoridades e principais lideranças do país. E, conforme a publicação, a ideia do Livro Branco surgiu do desejo da instituição de participar do fortalecimento SUS e estreitar o diálogo entre os setores público e privado, sem as barreiras ideológicas e institucionais.

Segundo o conselheiro do Anahp e presidente do Sindessmat, José Ricardo de Mello, o Livro Branco não se fala apenas do setor privado ou público, mas de propostas para o sistema de saúde que irá contribuir com mudanças positivas para o setor.

O deputado estadual Guilherme Maluf, médico e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, também participou do encontro.  

Fonte: Assessoria de Imprensa | Senador Pedro Taques

Fale Conosco

Gabinete

Praça dos Três Poderes
ala Senador Afonso Arinos
Anexo II - Gabinete 04
CEP: 70165-900 Brasília - DF
(61) 3303-6551

Escritório de Apoio

Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 2254. 10° Andar, sala 1001. Edifício America Business Center. CEP: 78050-000
(65) 3623-0123
(65) 3623-1212

Sitevip Internet